Ganhe para visitar sites:

sábado, 16 de maio de 2009

Planejamento da matriz: relevo central

Planejamento do Relevo Central

Pegue um papel de rascunho qualquer e, sem se importar se o esquema vai ficar reto ou não, tente criar alguns blocos centrais de relevo, combinando entre si os blocos de perfurações apresentados no esquema anterior. Vale usar o programa Paint, ao menos o esquema ficará reto. Para usá-lo coloque o Zoom em 8x e no menu "Exibir" e Zoom, selecione "Mostrar Grade". Pronto: terá uma grade virtual para testar suas idéias. Lembre-se, cada quadradinho da grade significa uma célula da tela metálica e portanto, cada quadradinho que pintar, um furo no vegetal.

Comece com um desenho simples e certamente esquemas mais complicados logo surgirão em sua mente. O que vale aqui é a criatividade a ser desenvolvida e isso cada um tem que fazer por si.

Decida o tamanho aproximado da frente do cartão repetindo os blocos até chegar ao tamanho desejado. Lembre-se de terminar o bloco, não deixando o relevo pela metade. O que você não deve fazer é o que pode ser visto no esquema 3, onde, no último bloco falta parte de um conjunto de quatro furos e um inteiro para o picote em 'X'. O correto pode ser visto nos esquemas 1 e 2.

Isso aconteceu porque o espaço era pequeno e acontece também com as folhas de papel quadriculado. O tamanho tanto da folha do bloco quanto do caderno universitário não é suficiente para desenharmos o esquema completo de quase todos os trabalhos. O que fazemos na maioria das vezes é desenhar o que couber na folha e fazer um risco para marcar a metade do trabalho, tanto vertical quanto horizontalmente. Se mesmo assim o tamanho não for suficiente, marque quantas vezes o bloco de desenho deve ser repetido para a execução do trabalho.

Na figura abaixo está o desenho de uma matriz. O bloco individual desse cartão é constituído de um desenho de um quadrado com quatro flores nos cantos, em amarelo. Observe que, pelo planejamento do próprio cartão, uma lateral do quadrado com suas duas flores é sobreposta ao bloco diretamente ao lado. Contando, há quatro blocos no menor lado do cartão e seis no lado maior. Você pode acrescentar ou remover esses blocos, alterando assim o tamanho do cartão.



Desenho de uma matriz fechada ressaltando o bloco.

Nenhum comentário: