Ganhe para visitar sites:

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Planejamento da matriz: continuação

Primeiros Passos - 02


Combinando agora os elementos dos esquemas 2 e 3, teremos um novo esquema, a seguir. Assim como acrescentamos mais quatro perfurações com picote em 'X', tanto poderíamos ter acrescentado apenas dois furos, sem picote, como no esquema 1.

Ou podemos repetir o desenho do esquema 3, acima e abaixo, obtendo assim três linhas de 'flores' (se este for o relevo escolhido) como você pode conferir no esquema a seguir. Percebem a repetição do mesmo bloco?


O relevo poderia ser mesmo as três linhas de flores:


Ou talvez você prefira flores maiores:



Lembro novamente que os relevos exemplificados não são os únicos possíveis. Tente inventar outros baseados nas idéias e modelos já apresentados.

Além do picote em 'X' há muitos outros conjuntos de perfurações que podem resultar em picotes de formas diferentes. Veja alguns exemplos no esquema a seguir. Pode-se girar esses conjuntos de perfurações para que se ajustem melhor ao seu planejamento. Por exemplo, o conjunto de seis perfurações no canto superior esquerdo que está na vertical formando duas colunas de três perfurações poderia estar na horizontal, formando três colunas de duas perfurações. Em azul estão representados os picotes mais usados em cada caso.



Em alguns casos, até mesmo um conjunto de perfurações pode propiciar alguns tipos de picote diferentes. Nesse caso, o que vai limitar a escolha do picote é a resistência do papel. Por exemplo, em um conjunto de doze furos dispostos em duas linhas, você pode picotar o conjunto todo com indicado no esquema 8 ou pode picotar três 'X'. Como o picote não é preciso como um corte de estilete e você poderá rasgar o papel vegetal onde não queria, estragando o planejamento original.

Evite criar conjuntos muito grandes para serem picotados ou que removam áreas muito grande de papel vegetal. Isso tira a resistência do trabalho, principalmente se trabalhando com vegetal de gramatura menor.


Vamos começar a planejar um cartão na próxima postagem, até mais.

Nenhum comentário: