Ganhe para visitar sites:

terça-feira, 19 de maio de 2009

Planejamento da Matriz: desenhando o esquema

Desenho do Esquema no Papel Quadriculado

Tente vários desenhos num papel de rascunho e, quando tiver uma boa idéia do que pretende fazer, passe a reproduzi-lo no papel quadriculado. Mesmo que seu esquema for simples, faça o primeiro desenho a lápis, pois, qualquer distração poderá fazer com que erre. Se puder apagar e corrigir, será bem melhor.

Comece escolhendo um símbolo para representar as perfurações. Nos esquemas dessa apostila utilizei o 'X'. Escolha um símbolo fácil de fazer e que fique bem visível. Não pinte totalmente o quadradinho, pois vai se confundir na hora de perfurar a matriz. Além disso, escolha uma cor de caneta para marcá-los. Procure sempre usar este símbolo e cor de caneta em todas os esquemas de matrizes que fizer. Escolha também uma cor bem diferente para desenhar o futuro relevo do trabalho no esquema da matriz. Por exemplo, use vermelho para as marcações de relevo e azul para as perfurações. Utilize preferencialmente canetas que não borrem quando molhadas. As canetas esferográficas são as melhores.

No papel quadriculado, os riscos representam a tela metálica e os quadrados as células da tela. Vá contando os quadrados e marcando os lugares das perfurações, a lápis. Lembre-se de deixar espaço para o desenho da margem e borda se esta não tiver incluído em seu rascunho. Depois disso, marque o meio do trabalho, vertical e horizontalmente. Esse meio pode cair sobre a tela metálica, representada pelas linhas do quadriculado, ou sobre um dos furos. Isso não faz diferença, mas deve ser marcado com precisão para o cartão não ficar torto. Verifique se não cometeu nenhum erro, corrija o desenho se necessário. Passe tudo a caneta.

Com uma caneta de outra cor, faça o desenho do relevo planejado para esse trabalho e as marcações dos centros do trabalho. Se não alcançou o centro, escreva quantos blocos de relevo e picote são necessários para completar o esquema. Não confie na memória. Faça todas as anotações que sejam pertinentes ao trabalho. No início você só terá poucos modelos, mas se continuar a trabalhar com papel vegetal, com o passar do tempo esse número aumentará. Organize-se desde o início para não se perder mais tarde.

Dê um número, código ou nome que identifique esse esquema, escrevendo-o no próprio esquema.

Faça seus próprios modelos mesmo que os primeiros sejam bem simples e suas variações. Há várias sugestões ao longo da apostila.

Nenhum comentário: