Ganhe para visitar sites:

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Parte 3 - Confecção da Matriz: preparação do material

Quando já estiver com o esquema em mãos, sendo este criado por você, corrigido ou copiado de revistas ou outras fontes, é chegada a hora de perfurar a matriz. Para isso, a primeira coisa a se fazer é preparar o material a ser perfurado.

Preparação do Material

Se for usar acetato de radiografia, poderá usá-lo como estiver ou tentar retirar o pigmento fixado com água sanitária. Não há necessidade de fazer isso. É até mais fácil trabalhar com ela escura. Se tirar os pigmentos totalmente, conseguirá um acetato levemente azulado, transparente.

Se for usar garrafas PET, deverá seguir alguns passos. Primeiro deverá lavar cuidadosamente a garrafa para remover qualquer resto de refrigerante. Depois deverá remover o rótulo e toda a cola que o prendia. Para fazer isso, use algum tipo de solvente. Lembre-se que estes são produtos perigosos e devem se acondicionados e manuseados com cuidado.

Removida a cola, com um estilete ou tesoura de ponta, corte a garrafa, antes das curvaturas superior e inferior começarem. Você obterá assim um cilindro que deverá ser cortado longitudinalmente, depois que este estiver bem seco, obtendo assim um retângulo alongado.

Feito isso, você perceberá que o material se enrolará, formando um cilindro de menor diâmetro. Para mantê-lo aberto será necessário enrolá-lo ao contrário, como se faz com uma folha de papel mantida enrolada por muito tempo, e amarrá-lo com um barbante forte. Evite usar fita crepe ou similares pois elas se soltam e deixam resíduos de cola no PET. Provavelmente terá de deixar assim por vários dias até que ele fique esticado o suficiente para se trabalhar. Não enrole muito apertado pensando que assim diminuirá o tempo necessário. Provavelmente diminuirá mesmo, mas deixará o material com ondulações.

Enquanto você espera, poderá preparar a tela. Para evitar que ela solte ou afrouxe da moldura, é melhor enrolar um barbante na moldura. Você pode fazer isso pegando um bom pedaço de barbante grosso, passando pela primeira célula disponível em um dos cantos e dando um nó. Facilita muito se você endurecer a ponta do barbante com cola branca. Evite usar uma agulha grossa, pois esta alargará as células por onde passar.

Vá enrolando o barbante pela moldura passando por cada célula, sem pular nenhuma e puxando bem. Tome cuidado para posicionar as voltas do barbante uma ao lado da outra e nunca uma sobre a outra. É necessário que fique bem justo. Quando o pedaço de barbante acabar, dê um nó e comece na célula seguinte com um outro pedaço. Faça isso na volta inteira e a tela ficará parecida com isso:


Matriz com Barbante Enrolado


Quando a folha de acetato ou de PET estiver em condições de ser usada, passemos à perfuração.

Nenhum comentário: