Ganhe para visitar sites:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Planejamento da matriz: início

Primeiros Passos - 01

Comecemos por um desenho bem simples. Nos esquemas 1 e 2 e seguintes, sempre que um 'X' aparece, eles representam as perfurações a serem feitas na matriz; marcado em vermelho o desenho do relevo, um dos vários possíveis, a ser executado no papel vegetal; e o quadriculado, a malha da tela metálica onde a matriz será posteriormente perfurada. Quem faz ou conhece ponto-cruz terá mais facilidade em entender, pois o processo é o mesmo, só que o 'X' marcado, ao invés de representar um ponto do bordado na trama do tecido, representa uma perfuração da matriz. Os quadrados vazios representam células da tela metálica onde não devemos perfurar.

Nos dois esquemas acima, o relevo é o mesmo, um círculo e linhas externas, o vermelho mais escuro. Entretanto o picote só é feito no esquema 2, entre os círculos e acima e abaixo deles, como marcado em azul. Não se engane com a marcação do picote, o resultado final deste será um pequeno 'X' recortado no papel vegetal. Com essa pequena mudança obteremos um resultado final bem diferente.

Como o espaço interno reservado para o relevo é muito pequeno, não permitindo muitas variações, vamos agora aumentar o mesmo:


Observe que, com uma área maior disponível, também há uma maior possibilidade de variação de relevo, como demonstrado em cada um dos três blocos de desenho acima.

Todos esses tipos diferentes de relevo interno da figura mudam o resultado final e isso sem levar em conta o relevo externo, que pode também variar muito: uma linha contínua por toda a volta, como no esquema 2; apenas as linhas verticais ao lado dos picotes em 'X'; ou apenas as horizontais, acima ou abaixo; círculos ou circunferências sobre ou abaixo dos picotes; linhas retas saindo do espaço de papel vegetal entre os 'X', ou apenas sem relevo externo. Entretanto, o relevo externo aumenta muito a definição dos blocos de desenho, deixando o trabalho mais bem acabado e bonito.

Nenhum comentário: