Ganhe para visitar sites:

sábado, 23 de maio de 2009

Confecção da Matriz: perfuração



Perfuração da Matriz

A primeira coisa a se fazer é imobilizar a folha a ser perfurada. Para isso o melhor é usar alguns alfinetes. O importante é que não fique nenhuma folga entre a tela e futura matriz, para não forçar a tela e afrouxá-la. Se sua tela estiver montada numa moldura alta, corte uma lâmina de isopor do mesmo tamanho da parte interna da moldura. A moldura que eu uso necessita de um isopor de mais ou menos 2,5 cm de espessura. Essa espessura pode variar, dependendo da tela. Se o isopor não tiver espessura suficiente, complete o espaço com revistas ou jornais velhos.

Sobre o isopor, o qual pode ser usado várias vezes antes de ser descartado, coloque uma folha em branco e íntegra e sobre esta o acetato ou a folha de PET. Coloque a tela metálica por cima de tudo, ou encaixe o isopor cortado por baixo se for o caso. Ajeite a matriz para que ela não fique muito torta e prenda-a com alguns alfinetes perto de sua borda. Coloque quantos forem necessários, seis geralmente são suficientes para o acetato e o PET se este estiver bem esticado. Coloque mais se precisar. Fure de cima para baixo o mais perpendicular possível. O PET é mais resistente, cuidado para não se furar se a cabeça do alfinete for muito pequena. Coloque um anteparo sob o isopor se já não estiver usando revistas ou jornais para não arranhar a mesa onde estiver trabalhando. Perfure até o fim, ou o máximo que der.

Teste para ver se a matriz está bem firme, imóvel sob a tela. Ela não pode se deslocar durante o trabalho. Pegue o planejamento e comece a perfuração por um dos cantos, com um furador de tamanho compatível com a tela, furando sempre na perpendicular e até o fim, no centro da célula da malha metálica. Não use apenas a ponta do furador, pois o furo ficará muito estreito.

Não posso ajudar muito aqui. Cada pessoa tem um jeito diferente de furar. Algumas pessoas furam a borda externa inteira primeiro. Outras deixam para o fim ou vão furando o miolo e a borda juntos. Fure do jeito que preferir, obedecendo sempre o planejamento. Onde no esquema houver um 'X' (ou outro símbolo que escolher), deverá haver uma perfuração e onde não houver nada marcado, nada será feito.

Se tiver alguma dificuldade, principalmente com o PET que é mais resistente, experimente passar parafina na ponta do perfurador. Tenha sempre um pedaço de vela para ir espetando. Isso facilita um pouco.

Olhe a tela metálica bem de cima, pois assim verá aonde você já furou. Foi por issso que uma folha de papel sem uso é colocada sob a futura matriz. Como opção, você pode acompanhar a perfuração da matriz pelo reflexo do acetato ou PET, para não se perder durante o processo.

Nenhum comentário: