Ganhe para visitar sites:

sábado, 9 de maio de 2009

Materiais Para Desenho e Pintura


Para o desenho e pintura:

1 - Tinta Nanquim: tinta geralmente usada para fazer o contorno dos desenhos, se houver. São mais usadas nas cores preto, branco e dourado. São aplicadas com bico de pena.

2 - Caneta bico de pena: instrumento utilizado para a pintura com nanquim e caligrafia. Possuem uma ponta metálica para a aplicação da tinta, de várias larguras. Para nosso tipo de desenho as melhores são as mais finas. Elas devem estar sempre bem secas e limpas para evitar a ferrugem. Faça um protetor com um segmento de canudo ou uma tampa de caneta para evitar que a ponta se quebre ou entorte com alguma batida.

3 - Caneta para arte final: podem substituir o nanquim e bico de pena, mas com um resultado inferior. Têm diferentes espessuras de traço começando por O,O5mm. Use-as para fazer desenhos pequenos onde um traço bem fino e contínuo é necessário. Marcas japonesas são encontradas com relativa facilidade em boas papelarias nas cores preta, azul, vermelha e verde.

4 - Lápis de cor: todo mundo conhece a sua utilização. Os melhores são os de minas macias para não marcar o papel vegetal. Para obter um efeito aquarelado, depois de pintar o desenho, passe benzina com um algodão enrolado em um palito de dente ou espeto de churrasco.

5 - Benzina: usada para diluir os pigmentos de lápis de cor para um efeito aquarelado. Aplicada com um cotonete ou algodão enrolado num palito ou espeto de churrasco. Sua aplicação é opcional.

Advertência: benzina é uma substância tóxica e altamente inflamável. Certifique-se de que sejam manipuladas por pessoas responsáveis, longe de fontes de calor e fogo, e em lugares bem ventilados. Guarde-a em local seguro longe de crianças, animais e fontes de calor.

6 – Algodão: enrolado num palito ou espeto, serve para aplicar a benzina ou substituir o esfuminho e também para aplicar a sombra.

7 - Palitos de dente ou espeto de churrasco: para enrolar o algodão para aplicar benzina ou substituir o esfuminho.

8 - Esfuminho: instrumento usado para 'esfumaçar' ou suavizar os riscos do desenho ou pintura com lápis de mina macia principalmente. Pode ser substituído por algodão enrolado num palito ou espeto.

9 - Tinta branca: usada para pintar o desenho por trás depois de terminada a pintura com lápis de cor, para um maior realce do mesmo. As melhores são as tintas plásticas e acrílicas para artesanato (de potinho). A aplicação é opcional.

10 - Pincéis: chatos ou redondos de cerdas macias e diversos diâmetros, são usados para aplicar a tinta branca.

11 - Alfinetes e pregos de diferentes tamanhos: são usados para carimbar miolos e pétalas em pequenos desenhos de flores.

12 - Tinta de tecido, plástica ou acrílica para artesanato: usadas para pintura e carimbo do papel vegetal.

13 - Sombra de maquiagem: aplicada com um chumaço de algodão após o término da pintura para colorir o fundo do desenho. Sua aplicação é opcional.

Nenhum comentário: