Ganhe para visitar sites:

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Material Para a Confecção do Trabalho

Papel Vegetal, Furador, Boleadores, Tesouras e Alfinetes
Para a confecção do trabalho

1 - Papel Vegetal: é vendido por metro, em rolo fechado de 20 m de comprimento e 1,10 m de largura ou em folhas já cortadas, geralmente no tamanho A4 (297 x 210 mm). Também é encontrado em várias gramaturas que indicam as diferentes espessuras do papel. Quanto maior a gramatura, maior a espessura. Os mais finos tem gramatura de 80 g /m² e os mais grossos tem 180 g/m². Os primeiros são utilizados principalmente para a confecção de mapas, plantas e copiar desenhos - não são os ideais para nosso tipo de trabalho. Os mais grossos são vendidos em folhas do tamanho A4 e são relativamente mais caros, além disso, o tamanho da folha pode limitar o tipo do trabalho a ser realizado. As gramaturas ideais para essa técnica são: 105/110 g/m², 115/120 g/m². Outras gramaturas podem ser utilizadas, principalmente as maiores, mas, donos de papelaria me disseram que os últimos metros do rolo geralmente não podem ser utilizados por estarem quebradiços, o que acarretaria perda total do material e desperdício de dinheiro. O papel vegetal sempre é furado, boleado e picotado em folhas duplas, exceto os mais grossos, o que nos permite fazer dois exemplares do trabalho ao mesmo tempo.

2 - Boleadores: são basicamente pontas metálicas terminadas em esferas utilizadas para bolear (fazer o relevo) no papel vegetal. São encontradas em diferentes diâmetros. Utilizo em meus trabalhos quatro desses boleadores, os n° 101, 102, 103, 104 da marca Stylustec, os de menor diâmetro. Há outras marcas à venda: se for comprar pesquise preços ou compre aqueles que encontrar. Também existem boleadores com o formato de estrelas ou corações de diferentes tamanhos. Eu não os utilizo, pois com eles é mais difícil controlar a pressão e, portanto, o desenho pode ficar falhado ou o papel se rasgar. Além disso, é fácil reproduzir o mesmo coração ou estrela com as esferas menores. Se quiser pode experimentá-los, mas não são absolutamente necessários. O mais fino pode ser substituído por uma esferográfica sem tinta. Tenha certeza de que não há mais tinta, para não manchar o papel vegetal, deixando a caneta totalmente imersa em álcool líquido 92° ou superior, mexendo de vez em quando, até não soltar mais tinta.

3 - Base para a confecção do relevo: pode ser qualquer base levemente acolchoada. Pode ser um pedaço de feltro, um pedaço de E.V.A, ou um mouse pad, de preferência daqueles com tecido em um dos lados.

4 - Tesoura de ponta fina: qualquer tesoura de ponta fina pode ser utilizada. As melhores são as pequenas de cortar unha: são afiadas e têm a ponta bem fina, e as utilizadas em bordados. Utilize essa tesoura apenas para picotar o papel vegetal, mantenha-a sempre limpa para evitar ferrugem e perda do fio. Sua ponta deve ser fina o suficiente para que esta possa ser introduzida nas perfurações do papel. Se por acaso isso não acontecer, será necessário afiá-la em uma pedra abrasiva para amolar facas. Tome muito cuidado para não tocar na área de corte da tesoura, apenas em sua área externa. Não há diferença em se usar uma tesoura de ponta reta ou curva, depende da adaptação de cada pessoa. Eu me adaptei melhor à tesoura de ponta curva.

Nenhum comentário: