Ganhe para visitar sites:

sábado, 9 de maio de 2009

Materiais Para o Tingimento do Papel Vegetal (opcional)



Para que pagar mais caro por um Papel Vegetal já colorido se é tão fácil tingi-lo em casa?

1 - Giz de cera: qualquer resto que tiver sobrado das obras de arte de seus filhos serve. Entretanto, não sei dizer se todas as marcas têm a propriedade de serem solúveis em solvente mineral ou algum outro. Um pequeno teste deve ser feito: molhe um chumaço de algodão no solvente e passe no giz. Se soltar pigmento, ambos estão aptos a serem utilizados. Giz de cera da marca 'Faber-Castel' são solúveis em solvente mineral usados para limpeza rápida e a seco.

2 - Solvente: qualquer um compatível com o giz de cera. Serve para diluir os pigmentos do giz de cera aplicado no papel vegetal. São utilizados solventes minerais para limpeza rápida de piso, azulejos, carpetes, limpeza a seco, diluentes de tinta de diferentes marcas e substâncias ativas. Faça testes como o descrito logo acima com o que tiver em casa para ter certeza.

Advertência: essas substâncias são tóxicas e altamente inflamáveis.
Certifique-se de que sejam manipuladas por pessoas responsáveis, longe de fontes de calor e fogo, e em lugares bem ventilados. Guarde-as em locais seguros longe de crianças, animais e fontes de calor.

3 - Algodão: utilizado para aplicar o solvente.

4 - Papel para forrar a mesa de trabalho: qualquer papel absorvente que não solte tinta pode ser usado. Assim, a mesa não é sujada e apenas uma das faces do papel vegetal é tingida. Evite usar plástico pois ele pode manchar o papel vegetal promovendo o tingimento em ambas faces.

5 - Fita adesiva: se quiser pode fixar o papel vegetal a ser tingido no papel absorvente,mas não é necessário. Se o fizer tenha a certeza de que a fita utilizada não deixe resíduos de cola. Melhor não usar, ou colocá-la bem na beirada que irá ser descartada.

Nenhum comentário: