Ganhe para visitar sites:

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Parte 2 - Planejamento Da Matriz


Matriz é um guia para a perfuração do papel vegetal feita com um pedaço de acetato de radiografia ou de uma garrafa PET de refrigerante. Nós a perfuramos em uma tela metálica própria para que o desenho final do trabalho seja o mais simétrico possível.

Por que preciso aprender a fazer isso? Mesmo que você só copie modelos de revistas e site da internet, perceberá que muitos desses modelos estão tortos e você precisará arrumá-los. Além disso, poderá modificar modelos já prontos ou criar seus próprios modelos exclusivos.

A primeira coisa que você terá de decidir é que tipo de trabalho irá realizar. Um cartão, por exemplo, é diferente de uma caixinha de presentes, mesmo que o desenho do trabalho de perfuração e relevo seja o mesmo.

Vamos começar com um cartão, como nesse esquema do início da postagem. Observe-o. Podemos dividi-lo em várias partes. Há a borda externa, um pequeno intervalo, que chamaremos de margem, o relevo central com um espaço para uma figura no centro. Isso é apenas um exemplo e não significa que todos os cartões tenham todos esses elementos. Você pode eliminar algum deles ou parte de algum deles.

É melhor começar seu planejamento pelo relevo central, pois é mais fácil ajustar a margem e a borda ao relevo central do que o contrário. Ainda olhando o esquema com atenção, perceberá blocos de pontos negros, onde estarão os furos no papel vegetal que serão picotados com a tesoura de ponta fina, e áreas brancas entre os blocos, áreas estas destinadas ao relevo.

Observe que essas áreas (relevo e picote) formam um bloco (figura abaixo), um segmento de desenho que se repete por toda a volta do cartão. Por isso, basicamente o que você terá de fazer é criar um bloco desses desenhos e aplicá-lo em toda a volta do cartão, acrescentando depois a margem e borda externa.


Alguma dúvida? Deixe um comentário com o que você não entendeu.

Nenhum comentário: