Ganhe para visitar sites:

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Material Para a Confecção da Matriz



Para a confecção da matriz


1 - Acetato de radiografia ou garrafas PET: são perfurados para a confecção da matriz. As garrafas devem ser cilíndricas e lisas, pois a parte usada é justamente o cilindro central. O PET das garrafas produz uma matriz mais durável, mas o seu tamanho é um fator limitante.

2 - Furadores: são pontas metálicas utilizadas para a perfuração das matrizes e do papel vegetal. Podem ser compradas já prontas em boas papelarias ou lojas de artigos para artesanato. Também podem ser confeccionadas em casa utilizando-se o corpo de plástico de uma caneta, sem a carga, e uma agulha de tapeçaria de diâmetro compatível com a malha da tela metálica, ou seja, a agulha deve passar com um pouco de folga pela malha e nunca alargá-la. Para outras técnicas esse mesmo furador pode ser utilizado ou algum outro de diâmetro maior ou menor, dependendo do caso. Sua ponta deve estar afiada.

3 - Tela de malha metálica: tela metálica de trama fechada, tipo peneira, montada em uma moldura. Pode ser encontrada em boas papelarias e lojas de produtos para artesanato já prontas, ou em lojas de material de construção onde é vendida por metro, necessitando ainda ser montada. Como em um bordado de ponto-cruz, quanto mais fechada a trama, menor e mais delicado o trabalho.

4 - Placa de isopor: a espessura deve ser compatível com o tipo de tela metálica que estiver usando. Se a tela foi comprada e montada, um isopor mais espesso deve ser utilizado. Dê preferência para espessuras entre 1,5 cm e 3,0 cm. Também usado para perfurar o papel vegetal.

5 - Papel: qualquer pedaço de papel, um pouco maior do que o tamanho da matriz a ser perfurada. Não deve estar escrito ou desenhado para não confundir na hora da perfuração.

6 - Alfinetes: podem ser de qualquer tipo, desde que mais finos que a trama da tela metálica. São usados para fixar o acetato ou PET para ser perfurado, e a matriz ao papel vegetal.

Nenhum comentário: