Parte 1 - Descrição do Material
Uma infinidade de materiais pode ser utilizada para incrementar seu artesanato em papel vegetal, por isso a lista a seguir pode ser bem mais extensa do que se poderia imaginar a princípio. Entretanto, ela é bem flexível: muitos dos materiais podem ser substituídos por outros similares ou que sejam mais do seu agrado. Um pequeno comentário sobre cada um deles, sobre sua função e alguma possível substituição acompanha cada item. Mas como sempre ocorre com trabalhos artesanais, um pouco de criatividade e experimentação podem ajudar muito no desenvolvimento da técnica e sua realização.
Materiais utilizados:
Para o planejamento da matriz
1 - Bloco ou caderno quadriculado: bloco ou caderno espiral de tamanho universitário cujas folhas são completamente quadriculadas. Os quadrados devem ter aproximadamente 0,5 cm de lado. Cadernos escolares de matemática com quadrados de 1 cm de lado não servem. Como alternativa aos primeiros opte por blocos milimetrados ou faça você mesmo suas folhas quadriculadas.
2 - Lápis ou lapiseira e borracha macia: durante a etapa de planejamento da matriz, jamais faça os primeiros desenhos com uma caneta ou algo que você não possa apagar. Mesmo que você não erre, poderá ter uma outra idéia brilhante para essa mesma matriz e então, ao invés de apenas apagar o que já fez, terá de começar tudo de novo, perdendo tempo e dinheiro.
3 - Duas canetas de cores diferentes: utilize preferencialmente canetas que não borrem em contato com água ou álcool. Esse desenho é seu registro para a confecção da matriz. As cores devem ser bem diferentes como preto e vermelho, azul e vermelho, e facilmente visualizadas sob qualquer tipo de luminosidade. Lembre-se que o amarelo fica praticamente invisível sob uma luz amarelada. Escolha uma cor para representar o lugar das perfurações e a outra para representar o relevo do trabalho.
4 - Papel de rascunho: você poderá querer rabiscar alguns esquemas antes de começar no papel quadriculado, faça-o aqui para preservar o papel quadriculado.
5 - Pasta ou caixa de camisa: para guardar as folhas soltas do bloco quadriculado se você o estiver utilizando. É importante que esse registro seja guardado pois, apesar das matrizes durarem bastante tempo se bem cuidadas, elas não duram para sempre e, cedo ou tarde, terá de fazer outra do mesmo modelo.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário