Ganhe para visitar sites:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Planejamento da Matriz: matriz fechada

Matrizes Fechadas

Chamo de matriz fechada uma matriz onde não há espaço para a figura, mas este pode ser criado durante a perfuração do papel vegetal deixando-se de furar blocos de relevo e picote.

Com esse tipo de matriz você pode confeccionar vários modelos de cartões com apenas essa única matriz. Observe o desenho abaixo, ele já é um velho conhecido.



Com uma matriz fechada você pode confeccionar vários modelos de cartões. Você pode utilizar apenas a borda externa, sem nenhum relevo central ou perfurá-la completamente, obtendo assim um cartão só com relevo e picotes, sem desenho ou pintura. (vou fazer a contagem: 2 cartões)

Há outras possibilidades: perfurar apenas o que está em amarelo e conseguir uma moldura estreita, perfurar as duas molduras de flores menores, sem os quadrados, obtendo assim duas molduras de flores. Ou perfurar a moldura em amarelo e apenas as três flores dos quatro cantos (some +3 => já são 5 cartões diferentes)

Fure o que está em amarelo e laranja, como no desenho do dia 11 de maio, ou acrescentar o que está em vermelho, deixando um espaço quadrado para o desenho. (some +2 => 7 cartões)

Perfure apenas as duas linhas horizontais laranjas ou as duas colunas verticais. (some +2 => 9 cartões)



A figura acima é outro exemplo. Se não perfurar os dois blocos centrais em baixo como está em cima, terá outro modelo, assim como o inverso é verdadeiro: perfurar os dois blocos centrais superiores igual à perfuração da base. (some +3 => 12 cartões).

Só com alguns exemplos já temos 12 cartões diferentes, baseados apenas nas perfurações possíveis, sem levar em conta variações de relevo ou picote. É claro que provavelmente não irá gostar de todos os modelos, é natural que aconteça, escolha os que mais gostar ou os que forem mais adequados ao propósito do cartão ou ao desenho que queira aplicar

Resumindo, uma matriz fechada é muito mais versátil em virtude dos inúmeros modelos que poderá confeccionar com ela. Portanto, sempre que possível, planeje e confeccione matrizes fechadas, é só completar os blocos de desenho no interior da matriz. Pode até ser mais trabalhoso, mas valerá a pena.

Nenhum comentário: