Ganhe para visitar sites:

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pintura 04

Pintura em Papel Vegetal Tingido

Até aqui, o que fizemos foi desenhar e pintar em papel vegetal branco. Se este for tingido, há um passo a mais na seqüência de procedimentos, se quiser um desenho colorido.

Estando o papel vegetal tingido, a cor do tingimento afetará as cores da figura. Nesse caso, você poderá executar desenhos mais complexo, cheio de detalhes, mas sem pintura, somente com os contornos em nanquim preto. Se quiser uma figura colorida proceda como descrito a seguir.

A primeira coisa a se fazer é o contorno do desenho em nanquim. Antes de colorir o desenho, você deverá remover o tingimento do interior da figura com um lápis borracha e borracha macia. Cuidado para não arranhar o vegetal com o lápis borracha, apertando-o muito. Remova-o totalmente, sem deixar nem um leve traço de cor. Depois continue a pintura normalmente.

Uma outra situação que pode ocorrer, é usar papel vegetal branco sobre um sulfite ou cartolina colorida. Nesse caso, a cor do papel de baixo também irá influenciar as cores da figura. Para evitar isso, você terá de pintar a figura de branco por trás, depois da pintura, como descrito anteriormente.

Nenhum comentário: